O voto é uma ação extremamente importante a todos e um direito e dever de todos os cidadãos brasileiros. Através dele as pessoas exercem sua cidadania e decidem o rumo do país. O título de eleitor é o documento que viabiliza os direitos e deveres dos cidadãos e comprova que as pessoas estão inscritos na justiça eleitoral do Brasil para se encontrarem aptos a exercer o eleitorado ativo (votar em um candidato) e eleitorado passivo (ser votado como candidato), seja em eleições municipais, estaduais e federais.

O titulo de eleitor devido a toda sua importância é um documento tido como essencial na realização de algumas atividades como por exemplo matricula em universidades e faculdades, sem a sua apresentação os alunos não conseguem realizar a inscrição e podem até perder sua aprovação e ano letivo. O documento é recomendado fazer a partir dos 16 anos sendo obrigatório após chegar a idade de 18 anos.

Por esses motivos é extremamente importante que todos cidadãos mantenham seu titulo de eleitor totalmente regular para evitar qualquer problema que venha a aparecer, para isso é importante comparecer a todas as eleições e caso não seja possível é importante justificar sua ausência ou pagar multa. Caso o eleitor não tenha votado nas últimas três eleições eles terão que enfrentar alguns problemas consideráveis.

Devido a pandemia provocada pelo corona vírus alguns brasileiros ficaram impossibilitados de comparecerem aos seus locais de votação e se preocuparam sobre isso. Porém, reconhecendo as dificuldades do período foi permitido que os eleitores não tenham o cancelamento de seus títulos, mesmo caso não tenham comparecido nas últimas duas eleições anteriores ao ano de 2020.

A todos os eleitores é importante ficarem atentos as eleições que se aproximam no ano de 2022 e na pesquisa eleitoral 2022. Todos os brasileiros com idade suficiente para votar devem comparecer a seu respectivo local de votação e exercer seu papel como cidadão brasileiro fazendo uma escolha consciente sobre qual candidato será a melhor escolha para o país.

Para o próximo ano será necessário escolher entre os candidatos a governador do Rio de Janeiro nas eleições 2022 e os candidatos dos demais estados do Brasil. Além da decisão dos governadores os eleitores também deverão escolher qual o próximo representante da nação, qual o próximo presidente da república, onde para essa disputa já existem alguns pré-candidatos selecionados como por exemplo o atual presidente Jair Bolsonaro, Lula e João Doria que são os nomes que mais se destacam na disputa.

As eleições certamente serão acirradíssimas, mas a decisão como sempre estará nas mãos dos cidadãos brasileiros.