Ultimamente a utilização de aplicativos de diferentes setores vem facilitando e muito a vida dos brasileiros. Como os celulares passaram a se tornar aparelhos que não fazem mais apenas ligações e notando a importância da tecnologia para solucionar problemas e simplificar ações o governo passou a utilizar aplicativos que facilitam a vida dos brasileiros.

Até os mais velhos começaram a utilizar os aplicativos para desempenhar algumas funções, fazendo com que o novo comportamento das pessoas procure os aplicativos para infinitas funções que vão além do entretenimento. Eles procuram os aplicativos para se informar sobre as notícias, ajudar na organização da rotina, aplicativos de beleza e agora aplicativos que facilitem ações do cotidiano como pagamento de contas e solucionar problemas.

Um dos aplicativos do governo que mais ficou famoso nos últimos tempos foi o Caixa Tem. Ele basicamente consiste no aplicativo da Caixa Econômica Federal criado para facilitar o acesso dos brasileiros a serviços e transações bancárias de suas contas digitais sociais. Esse aplicativo foi extremamente utilizado durante o período de pandemia por beneficiários do Auxílio Emergencial e por trabalhadores que receberam o seu FGTS.

O seu funcionamento ainda continua já que se trata da conta poupança digital social e muitos brasileiros são beneficiados por programas do governo. O seu funcionamento é considerado extremamente fácil e isso foi algo fundamental a ser implementado no aplicativo, já que nem todos os brasileiros conseguem utilizar facilmente a tecnologia.

O seu funcionamento consiste em:

  • Baixar o aplicativo;
  • Acessar a conta;
  • Confirmar o telefone celular;
  • Iniciar a utilização dos serviços.

Outro órgão do governo que começou a utilizar a tecnologia a seu favor foi o Detran (Departamento Estadual de Trânsito). O Detran passou a disponibilizar aos condutores em seu site e aplicativo a possibilidade de ter de forma digital a CNH e o CRLV, facilitando a vida de muitos motoristas que costumam esquecer o documento, mas nunca largam seus aparelhos telefônicos.

O Detran SP 2022 e o Detran RJ 2022 são alguns dos departamentos de trânsito que utilizam e muito essa opção de documento digital, sendo necessário seguir um passo a passo extremamente fácil se for feito no site e mais fácil ainda no próprio aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

  1. Acessar o portal de serviços do Detran;
  2. Central de serviços do Detran de seu estado;
  3. Realizar login (caso seja um novo usuário e não tenha cadastro será necessário realizar um);
  4. Ir na seção “Meus veículos”;
  5. Clicar no link do arquivo identificado como “CRLV digital”.

Assim, todos os condutores espalhados pelo país conseguem digitalmente o acesso de sua CNH e do CRLV e ainda tirar dúvidas em relação a qualquer pendência ou falta de informação de algo referente ao trânsito.