Muitos brasileiros sonham em concluir a sua graduação e alcançar um diploma, entretanto, o custo do nível superior de Educação no Brasil nem sempre cabe no bolso.

Então, o que os brasileiros que almejam um diploma podem fazer para alcançar esse sonho? Veja a seguir opções infalíveis para você:

Fies

O Fies é um dos maiores programas de incentivo a educação do país e muitos estudantes brasileiros já conseguiram concluir a sua graduação através das bolsas disponíveis.

E quem está buscando se formar em breve, vale a pena mencionar que o FIES 2022 estará com grandes oportunidades.

O Fies é um programa de financiamento estudantil do Governo, que busca incentivar a formação do no nível superior e que possui um dos menores percentuais de juros.

Além disso, existem condições especiais para os estudantes contemplados, que só precisam retornar o financiamento oferecido após um determinado tempo, no qual se espera que o estudante já tenha ingressado no mercado de trabalho.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos, ou Prouni, também é um programa de incentivo ao ensino superior e através dele é possível consegui bolsas que garantem o valor parcial ou integral da mensalidade.

Diferente do Fies, com o Prouni, não é necessário retorna ro valor das bolsas. Mas existem alguns requisitos que o estudante precisa estar de acordo para poder concorrer as bolsas.

Vale lembrar também que, assim como o Fies, o Prouni distribui vagas para a rede particular de ensino  , garantindo bolsas em algumas das melhores instituições do ensino superior do país.

SIsu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também é um programa de incentivo ao nível superior que distribui suas vagas através da nota alcançada pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)).

Entretanto, diferentes dos programas mencionados acima, o Sisu garante a distribuição de vagas para o ensino público, como por exemplo as instituições Federais de ensino.

Para participar e concorrer as bolsas, é necessário possuir uma boa pontuação no Enem e esta acima da nota de corte do curso escolhido.

Geralmente, as inscrições do Sisu acontecem antes do Fies e do Prouni e o estudante pode estar participando das três seleções, isto se estiver de acordo com os requisitos de cada programa.

Mas vale mencionar que, mesmo podendo participar de todas as seleções, o estudante só pode optar por um dos programas para iniciar a concluir a sua graduação, realizando apenas um curso de nível superior por vez.